Produtos
Promoções e Eventos
Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Selecione umas das perguntas frequentes listadas abaixo.
Ainda não conseguiu encontrar as informações que buscava?
Entre em contato com a Sharpie e envie sua pergunta a um especialista.
  • Quanto maior o corpo, maior será a quantidade de tinta no produto?
    Não necessariamente. Em muitos produtos, como a carga de tinta não esta visível, a carga contém muito menos tinta que a média do mercado resultando em um preço muito mais baixo, porém, com uma vida útil muito mais curta.
  • Eu marco textos e os coloco no quadro de avisos e, em pouco tempo, a cor desbota do papel, por quê?
    Marcadores com base de corante desbotarão mais rápido que marcadores com base de pigmento, especialmente se expostos à luz direta do sol ou luz florescente. As tintas pigmentadas são usadas nos marcadores Sharpie e por isso não desbotam.
  • Quais marcadores aparecem em documentos enviados por fax ou em fotocópias?
    A sensibilidade de máquinas copiadoras e de fax pode variar muito. Se você não quiser que o marcador reproduza um efeito cinza assombreado, sugerimos que ajuste sua copiadora no tom mais leve e tente usar um marcador com base de corante como os nossos marcadores de texto Sharpie na core amarela. Se você quiser que o texto marcado seja reproduzido em cinza quando copiado ou enviado por fax, sugerimos que você use cores mais escuras de marcadores com base de pigmento.
  • Como faço para a tinta não borrar quando eu estiver usando meu marcador de texto em um documento?
    Recomendamos a utilização de um de nossos marcadores de texto que contém uma tinta patenteada pela Newell Rubbermaid formulada especialmente para evitar borrões ao ser utilizada sobre impressões a jato ou escrita de canetas esferográficas e canetas gel.
  • Onde encontro meu Sharpie favorito?
    Você pode comprar seus produtos Sharpie favoritos nas melhores papelarias ou alguns supermercados além de outros locais de venda.
  • Quantas cores de marcadores Sharpie existem?
    O marcador Sharpie Fino está disponível em oito cores além de cinza metálico e o Ultra Fine em quatro cores.
  • Como removo uma mancha de um marcador permanente?
    “Uma remoção bem-sucedida de mancha de tinta depende do tipo de tecido, cor, tintas e de quanto tempo passou desde que foi feita a mancha”. Não podemos garantir a remoção de manchas porque isto envolve muitas variáveis. Testar antes é sempre recomendado, assim como seguir as instruções tanto do removedor de manchas como do fabricante da roupa. Seguir os passos abaixo poderá resultar em remoção parcial ou completa da mancha.

    Regras gerais:

    1) Remova a mancha o mais rápido possível. Manchas novas podem ser removidas mais facilmente que as mais antigas.

    2) Leia a etiqueta do fabricante e verifique o tipo de tecido e as instruções especiais.

    3) Sempre teste a solução de remoção de manchas primeiro em uma parte da peça que não apareça, ou em uma amostra de tecido sobressalente da barra, para ter certeza que não há dano à cor ou tecido.

    4) Sempre que possível coloque a parte manchada em contato com toalhas de papel ou um pano branco limpo e aplique a solução de remoção de manchas na face inferior da macha para que ela possa removida pela superfície e não no avesso do tecido. Substitua as toalhas de papel ou pano na medida em que elas absorverem a mancha, para prevenir sua transferência.

    5) Se optar por levar a uma lavanderia ou tinturaria, não se esqueça de informar o tipo de mancha e tecido.

    6) Não passe ferro nas roupas manchadas e não as coloque na secadora, pois isto pode marcar a mancha.
  • Por que os marcadores Sharpie não são apropriados para escrever em papel ou tecido?
    Nós não recomendamos o uso do Sharpie na escrita em papel, pois sua tinta a base de solvente irá atravessar o papel. Nós também não recomendamos o uso do Sharpie em tecidos pois pode desbotar e manchar durante a lavagem. Além disso, com o tempo, uma marca amarela pode surgir ao redor da marcação.
  • O marcador permanente Sharpie é seguro para escrever em CDs?
    A Newell Rubbermaid tem usado os marcadores Sharpie em CDs durante anos e nunca tivemos problemas. Não acreditamos que a tinta dos marcadores Sharpie possa afetar os CDs; no entanto, nunca fizemos um teste de longo prazo em laboratório para verificar. Temos falado com os maiores fabricantes de CDs sobre isso. Eles também utilizam internamente os marcadores Sharpie em seus CDs e não acreditam que a tinta Sharpie causará quaisquer danos aos seus produtos.
  • O que faz um marcador ser permanente?
    Um marcador pode ser classificado como permanente se ele:

    1. Aderir a quase todas as superfícies e/ou seja resistente à água.

    2. Utilizar corantes e pigmentos

    Os corantes e pigmentos utilizados, que dão cor a tinta (colorantes), determinam o quanto a marcação resistirá ao desbotamento. Tintas com pigmentos resistem melhor ao desbotamento. A combinação de ingredientes utilizados na formulação da tinta conferem as propriedades permanentes. Cada marcador permanente que produzimos pode ter uma ou as duas características acima mencionadas.
  • Quanto tempo durará um marcador permanente?
    Nós não temos uma fórmula matemática que indique quanto tempo um marcador permanente “durará”. Com exposição aos elementos em uma superfície não porosa, as marcas de um marcador com base corante desaparecerão em talvez três ou quatro meses. Com exposição a um ambiente interno em uma superfície porosa, como telas de pintura ou papel, estimamos que as marcas de um marcador com base corante dure por muitos anos.

    Resinas dão à tinta a habilidade de aderência a várias superfícies. Por isso, temos marcadores para superfícies não porosas ou brilhantes, marcadores para superfícies oleosas ou molhadas e marcadores que suportam altas temperaturas.

    Os solventes que são utilizados mesclam todos os ingredientes ou os dissolvem e configuram a tinta. Os solventes utilizados também determinam a resistência das marcações. Os vários solventes utilizados em tintas são álcool, acetonas, xileno e ésteres glicólicos.
  • Eu comprei um marcador que dizia ser à prova d’água, mas quando a água entrou em contato com o texto, a tinta manchou. Por quê?
    Na indústria de papelaria, um marcador é definido como à prova d’água se o texto ainda estiver legível após contato com a água.